Celebramos o Dia Mundial da Atividade Física



Uma data oportuna para o momento que atravessamos. Momento de crise sanitária, momento de muitas perdas por problemas de saúde, momento de entender de fato o que representa a pratica de atividade física.


Desde o início da humanidade a atividade física contribui para o desenvolvimento do homem, junto com a evolução do pensamento, foi o que permitiu que o homem enfrentasse inúmeros desafios à sua sobrevivência, permitiu construir, cultivar, superar pestes e pandemias, permitiu chegarmos até aqui.


Hoje com a evolução da humanidade, teoricamente muito mais racional e consciente, os profissionais de educação física têm que dedicar grande parte do seu tempo em explicar e convencer a sociedade da importância da pratica de atividade física. Explicar para um adulto formado, inteligente e educado que sua mente e personalidade habita um corpo, um corpo físico incrivelmente eficiente composto de músculos, nervos, órgãos e ossos.

Isso nos mostra, lamentavelmente que estamos muito longe, como sociedade, de ter consciência de nosso corpo, de nossa saúde e de respeitar esse sistema magnífico.


Praticamente todas as doenças podem ser prevenidas ou tratadas com a pratica de atividade física ou ainda seus sintomas e efeitos diminuídos através dos benefícios da pratica de atividade física.


A crise que estamos enfrentando com o Novo Corona Vírus expõe totalmente a fragilidade de nossa sociedade o equívoco na escolha de seus hábitos e total desconhecimento e ignorância de si mesmo, do corpo em que habita.


Não é difícil imaginar o destino de uma sociedade como a que descrevi acima, frente ao desafio de enfrentar a pandemia de um vírus moderno, inteligente, que se adapta rapidamente para seguir contagiando mais e mais pessoas.


Nós, profissionais de educação física e de saúde, somos um grande exército pronto para agir, somo milhares. As ferramentas são acessíveis e estão a mão. Estamos treinados e sedentos para ir à luta.


Espero, sinceramente, que nossa sociedade e as autoridades responsáveis pelo devido combate a crise, abram os olhos e entendam que o vírus não vai desaparecer, que outros vírus virão, outras doenças já impactavam nossa sociedade e ainda estão ai, que remediar e vacinar são medidas necessárias mas que não vamos vencer essa batalha estando fisicamente e mentalmente fragilizados.


Sei que não é pratica também, darmos a oportunidade do debate ou até mesmo de dedicarmos um pouco do nosso tempo para ler esse texto tão longo (para maioria), porém é meu papel como profissional de educação física e como cidadão, mostrar um ponto de vista totalmente relevante e incrivelmente ignorado pela maioria.

Meu depoimento está embasado em fontes científicas e anos de experiência no combate a doenças, inclusive congênitas. Estou certo que todo profissional de educação física e demais profissionais de saúde e desenvolvimento da prática de atividade física e movimento tem muito a contribuir ainda para a evolução de nossa sociedade. É extremamente “essencial” e urgente encararmos a realidade dos fatos e agirmos de maneira pratica e racional no combate ao sedentarismo e atuarmos na cultura à pratica de atividade física. Termos política pública de educação física, isso sim significa um programa de saúde.


Celebro o Dia Internacional da Atividade Física sedento de energia para o trabalho e para compartir conhecimento e saúde para todos!

Cuide de sua saúde, pratique atividade física!



Fabricio Vieira

CEO da Interativa Esporte, é Professor de Educação Física, Pós Graduado em Administração e Marketing Esportivo e Especialista em treinamento Esportivo. Atua no mercado desde 1995 em diversos projetos esportivos de Treinamento, Gestão, Terceiro Setor, Eventos e Marketing.



Posts recentes

Ver tudo