top of page

Diversifique sua área de atuação



Olá caro leitor.

O tema de hoje é de total relevância para os profissionais de educação física e do esporte.

Sabemos de todas as dificuldades enfrentadas por esses profissionais em relação a subvalorização de honorários e de reconhecimento profissional, pouca estrutura e baixos investimentos em tecnologia e treinamentos. Por outro lado, também é verdade, que sempre há oferta de trabalho, ofertas boas ou não tão atraentes, mas muitas oportunidades de atuação. Outro ponto positivo é a grande diversidade de áreas que esse profissional pode atuar. O mercado é enorme e em grande parte, muito pouco explorado. Cito aqui algumas das áreas em que o educador físico atua: Educação; Orientação de atividade física, Desporto, Recreação; Saúde; Reabilitação, Atividade física adaptada; Esporte de alto rendimento; Paralímpico; Eventos; Esportes Outdoor; entre outros... e essa lista não para de crescer pois ainda há diversas áreas não apontadas e variações dessas citadas acima que estão em desenvolvimento.


Dito isso, visualizamos um imenso mapa de oportunidades de atuação, de desenvolvimento de carreira e de negócios. O que quero mostrar com isso é que se faz necessário sair do meio em que você está inserido e olhar de uma forma mais abrangente seu segmento de atuação para entender melhor as possibilidades e, aí sim, fazer diferença na sua área de expertise.

Aponto alguns benefícios que você pode ganhar se enxergar sob esse ponto de vista:

Crescimento Profissional

Atuando em projetos de áreas diferentes você ganhará, e muito, em versatilidade, ampliando assim sua capacidade de entender e atuar em processos de diferentes características, desde a criação, processos, atendimento e avaliação de resultados, absorvendo conhecimento riquíssimo para seu desenvolvimento pessoal.

Criar rede de relacionamento

Projetos de áreas diferentes são geralmente compostos por profissionais com outro perfil de atuação e pontos de vista diferentes, além de ser muito comum a participação multiprofissional, proporcionando o desenvolvimento de relacionamento com profissionais que enxergam por outro prisma a atividade física. Cito áreas de parceria comum como a fisioterapia, nutrologia, medicina, pedagogia, psicologia, turismo, administração, marketing, entre outras. Esse intercâmbio certamente te trará um outro universo de possibilidades de negócios.

Menor Vulnerabilidade sazonal

Atuando em projetos de características diferentes você sofrerá menos com a sazonalidade do seu setor. Praticamente todas as áreas de atuação da atividade física tem períodos de crescimento, saturação e baixa. Entendendo bem essa flutuação do mercado você pode potencializar seus resultados atuando em períodos específicos em áreas diferentes, sendo dessa maneira menos impactado por essa variação.

Esse “fenômeno” ocorre em ciclos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo: Academias tem crescimento na primavera, pico no verão e baixa no inverno (ciclo longo prazo); Educador atua intensamente nos períodos letivos e durante os recessos e/ou horários livre, se não tiver uma carga horária grande, está ocioso (ciclo médio prazo); Personal Trainer tem sua agenda lotada nos horários da manhã e noite, dificuldade muitas vezes para atuar entre o final da manhã e começo da tarde (ciclo curto prazo).

Busca de resultados

Este aspecto, entendo de duas maneiras distintas por características, porém igualmente importantes para seu crescimento profissional.

Por certo, ganhando experiência no entendimento de processos diferentes de criação, protocolos, métodos, estratégias, combinado ao aumento da sua rede de contatos, relacionamento com carreiras diferentes, reconhecimento do seu trabalho dentro de uma equipe multiprofissional, e visão do mercado de atuação de uma forma mais ampla, fará de você um profissional muito mais completo e certamente mais preparado para atuar com excelência no seu segmento. Atingindo assim ótimos resultados quanto a seu desenvolvimento profissional.

Um profissional que tem essa visão do mercado e essa experiência certamente será muito mais valorizado dentro de um projeto, ou se não, estará muito mais preparado para enxergar outras oportunidades melhores de atuação, com maiores responsabilidades e melhores remunerações. Podendo inclusive escolher o projeto em que quer se vincular para desenvolver seu trabalho. Dessa forma irá atingir resultados financeiros.

Por fim, concluo que, não há pontos negativos na diversificação da área de atuação. Essa diversificação pode ser permanente ou em períodos específicos, contribuindo assim para sua formação, “jogando a seu favor”. Ouse navegar por diferentes áreas e desfrute de tudo que você vai ganhar com essa experiência.

Fabricio Vieira

CEO da Interativa Esporte, é Educador Físico, Pós Graduado em Administração e Marketing Esportivo e Especialista em treinamento Esportivo. Atua no mercado desde 1995 em diversos projetos esportivos de Treinamento, Gestão, Terceiro Setor, Eventos e Marketing.


65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TOKYO 2020

bottom of page