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6 passos para lançar um projeto


Olá, caro leitor.

Seguimos com o tema “Empreendedorismo”, abordando dessa vez os primeiros passos para colocar seu negócio em prática.

É comum a dúvida e insegurança para o lançamento de um novo produto ou serviço, porém podemos minimizar as dificuldades e também os riscos se seguirmos alguns passos para implantação do negócio, dessa maneira teremos mais assertividade e segurança para partirmos à ação.


1. Amadureça a ideia

Se você tem a ideia de um novo produto ou serviço e acredita que existe ali uma oportunidade de negócio, é preciso começar a validar essa ideia. Comece conversando com amigos e parceiros do meio, colha opiniões sobre o projeto.


Questione sua ideia, fazer algumas perguntas sobre o projeto irá te ajudar a formatar o produto / serviço, isso é importante para que você comece a materializar o projeto. Questões como: Qual o público? Porque as pessoas comprariam? Qual o diferencial do projeto? Qual o tamanho da concorrência? Qual o tamanho do mercado? Esse projeto fará diferença para as pessoas? Estarei feliz em realizar esse projeto?


Essas primeiras respostas podem te ajudar bastante a entender a magnitude dessa ideia.


2. Analise o mercado

Pesquise profundamente o mercado. É importante entender muito bem “Como”, “Onde”, “Para quem”. O seu projeto será inserido em um mercado, é necessário que você entenda bem esse cenário principalmente referente a Público alvo e Concorrência.


Avalie se seu produto atende a necessidade de alguém. Se existe produtos similares no mercado e quais os seus diferenciais. Qual o tamanho do mercado em que você está se inserindo e qual o tamanho da concorrência.


Qual o potencial de desenvolvimento do mercado e quais os seus diferenciais para conquistar esse mercado. Essas são análises que podem te dar mais clareza para entender oque representa seu produto no mercado e como se posicionar.


3. Monte um plano de negócios

Plano de negócios é algo aparentemente burocrático e um tanto quanto complexo para elaborar, porém é um passo importantíssimo para estruturar e organizar seu negócio. Um bom plano de negócios requer investimento de tempo e dinheiro para sua elaboração. Analises e pesquisas especializadas são norteadores muito interessantes para o lançamento de um produto. Para projetos mais complexos ou empresas de grande porte isso é indispensável.


Para pequenos negócios existe uma flexibilidade maior, será muito importante para que se registre ali todas as características do projeto, passo a passo. Isso irá ajudar o empreendedor a nortear suas ideias, avaliar a viabilidade do seu projeto e manter o foco nas tarefas até o lançamento.


Para quem não conhece, um plano de negócios prevê todas as ações do projeto desde a concepção do produto até o lançamento no mercado, detalhando cada fase do projeto. Aponto as diversas áreas analisadas em um plano de negócios:


· O Produto / Serviço

· O Mercado

· Capacidade empresarial

· Estratégia de negócios

· Plano de Marketing

· Planejamento e desenvolvimento do projeto

· Plano financeiro

· Plano Financeiro


Cada tópico deve ser detalhado e aprofundado as características de seu projeto. Ao final você terá em mãos um mapa detalhado do seu negócio. Isso faz toda diferença nos ajustes e tomadas de decisão.


4. Desapegue de conceitos pré-estabelecidos

Não se prenda a ideia inicial. É comum durante o desenvolvimento de um projeto ele se distanciar da proposta inicial. Isso não quer dizer que o projeto não é bom, pode ser apenas que a ideia inicial não se mostrou viável.


Se você estiver disposto a discutir o projeto e fazer ajustes conforme as indicações de suas pesquisas e plano de negócios sua chance de sucesso será muito maior. Ao contrário, se você insistir em se prender a ideia inicial mesmo depois de um estudo detalhado do projeto apontar para outro rumo, esteja pronto para o fracasso.


Esteja aberto para aceitar mudanças, mesmo ideias geniais e inovadoras precisam ser testadas e validadas.

5. Se organize

Ótimo, você tem agora uma boa ideia testada e validada e um plano de negócios desenvolvido e aprovado, agora é preciso trabalhar.


Tirar o projeto do papel para a pratica requer organização. Estabeleça um cronograma de trabalho, um plano de implantação do projeto com: Tarefas; Prazos; Responsáveis.

Monitore de perto esse planejamento e ajuste sempre que necessário. Algumas tarefas dependem da entrega de outras tarefas anteriores, por isso é fundamental acompanhar o andamento de cada tarefa e se os prazos serão cumpridos.


Dê suporte aos responsáveis de cada tarefa para garantir a entrega de cada fase. Não espere que o cronograma inicial seja definitivo, imprevistos e barreiras são comuns surgirem durante a implantação.


6. Mão na massa

Lançado o produto ou serviço no mercado agora só precisamos...

...trabalhar!!!


Aproveite o primeiro impacto do produto para avaliar sua aceitação no mercado, aperfeiçoar as estratégias de marketing ou até mesmo ajustes na produção do produto ou estrutura do serviço. Esse momento é bastante rico para colher feedback dos clientes, enquanto você ainda não é tão relevante no mercado, dessa forma, além de causar engajamento, seu produto será aperfeiçoado pelo próprio usuário ou cliente.


De maneira geral, todo projeto tem um período cíclico que deve ser observado pelo empreendedor. Existem diversos métodos de avaliação de projeto na literatura específica, alguns mais complexos outros mais simplificados.


Apenas para ilustrar aqui um padrão de avaliação cíclica de um projeto destaco aqui as seguintes fases: Planejamento; Desenvolvimento; Execução; Avaliação. Esse ciclo se repete initerruptamente durante toda a duração do projeto. Dessa forma seu produto ou serviço estará sempre em evolução, atualizado as variáveis do mercado e demanda do cliente.


Vamos ao trabalho!

Bons Negócios.



Fabricio Vieira

CEO da Interativa Esporte, é Educador Físico, Pós Graduado em Administração e Marketing Esportivo e Especialista em treinamento Esportivo. Atua no mercado desde 1995 em diversos projetos esportivos de Treinamento, Gestão, Terceiro Setor, Eventos e Marketing.

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